segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Campanha

Campanha para o Zoológico de Salvador




Campanha resultado de um Planejamento Estratégico realizado no Zoo.


Esta campanha foi fruto da disciplina Administração e Assessoria de Relações Públicas. A atividade foi realizada por mim e mais quatro colegas de classe.


Fizemos anteriormente um Planejamento de Relações Públicas para o Zológico de Salvador e executamos um planejamento estratégico que resultou na Campanhanha de Arrecadação de Tampinhas Para o Zoo, o CATAZOO.


Devido a uma necessidade do Jardim Zoológico de Salvador em amparar suas práticas sócio educativas e ambientais para com a população a fim de manter o respeito à fauna e flora brasileira apresentamos este projeto para uma campanha que envolve a educação ambiental e estimula a reciclagem.


Alguns animais subaquáticos e semi-aquáticos como o exemplo dos hipopótamos, carecem de uma maior atenção com seu habitat no zoológico a fim de garantir qualidade de vida e uma melhor visibilidade para os visitantes. As águas das piscinas dos animais necessitam passar por um processo de filtração que remova grande parte das impurezas, para que essa água não seja descartada tão rapidamente. Dessa forma, reduz-se consideravelmente o consumo de água do parque, pois o líquido que precisava ser trocado em poucas semanas, com o processo de filtragem, chega a durar alguns meses.


O processo de filtragem pode ser feito com um tanque, uma bomba d'água e um material plástico vendido nos EUA, pelo valor de U$ 1,50 a unidade (Cada objeto tem um tamanho de uma tampinha plástica de garrafas pet e é necessário encher 5 tanques de 5m³). Contudo, com um processo que reaproveita as tampinhas de garrafas pet, que normalmente iria para o lixo, é possível obter o mesmo resultado, gratuitamente. Isso porque as tampinhas realizam a mesma função do material referido anteriormente. As algas presentes na água que será filtrada se depositam nas ranhuras das tampinhas plásticas colocadas nos tanques de filtragem dos animaise a deposição destas algas garantem a total limpidez das piscinas.


Objetivo da Campanha: Arrecadar 2 milhões de tampinhas plásticas



Publico alvo: População de Salvador e a quem interessar (crianças, jovens, adultos, idosos).



Meio de Divulgação: Divulgação em jornais, impressos, rádios, internet, blogs e no próprio Zoo.

Materiais produzidos pelo grupo para divulgação: Blog Catazzo toda a parte gráfica do blog foi elaborada por mim; E-mail da Campanha; Realease; Clipping; Sugestão de material gráfico por mim elaborado.


Apoio: Conseguimos apoio da SEMA - Secretaria do Meio Ambiente, que ajudou na assessoria de imprensa e na impressão do material gráfico; Do Zoológico; Do Camarote Expresso 2222 no carnaval.



Campanha de Incentivo à Reciclagem

Campanha realizada para o público interno da Receita Federal do Brasil em Salvador.

Fiz parte da comissão organizadora da campanha e prestei apoio na parte de Comunicação. Todas as peças gráficas foram elaboradas por mim.



Material 1: Adesivado
Meio de Divulgação: Caixas coletoras.


Material 2: Bottons
Meio de Divulgação: Distribuição para todos os servidores da RF.


Material: Cartazes A3
Meio de Divugação: colagem nas garagens, lobby e murais da RF.


Material 3: Pop-up de inicialização
Meio de Divulgação: Computadores institucionais da RF.

1º Pop-up Teaser:






2º Pop-up:




3º Pop-up:



4ª Pop-up:



5º Pop-up :

















Campanha de Incentivo ao Uso do Crachá


Campanha realizada para o público interno da Receita Federal na 5ª Região Fiscal (Salvador e Sergipe).

Foi a campanha mais difícil por mim realizada já que envolvia a questão cultural dos auditores em não utilizar o crachá. A não utilização do crachá foi em momentos anteriores uma reinvidicação da categoria já que o uso da peça fazia os sentir diminuidos em sua importancia profissional.

Tive então que aliar a necessidade do uso do crachá aos valores subjetivos que o uso da peça podia suscitar.


O resultado da campanha foi bastante exitoso já que logo no primeiro dia podemos notar que os funcionários estavam usando com mais frequencia o crachá.


Material 1: Pop-up de inicialização
Meio de Divulgação: Computadores institucionais da RF.

1º Pop-up :





















2º Pop-up





















3ª Pop-up:


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